quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Scotland - Edinburgh

Scotland - Edinbugh !
Uma viagem fascinante pela Escócia. País magnífico com prédios antigos, torres - clocktowers e paisagens de cinema. Primeiro dia chegamos 8:30 em Edinburgh tentando ligar para a agência para esperar por nós - eu e o Bauru - para podermos fazer um bus tour até o famoso lago Ness. Não deu, a van saiu 8:20 em ponto. Esperamos a agência - Timberbush - abrir às 9:00 para podermos reservar outro bus tour e então decidimos ficar com um tour até o lago Lomond, passando por Glasgow, Aberfoyle, The Trossachs e finalizando no impressionante Castelo Stirling. A primeira impressão quando chegamos em Edinburgh é de uma cidade pacata ou cidade fantasma, poucas pessoas na rua, pouco movimento demanhã - só vimos o pessoal trabalhar em obras na rua à tarde, o movimento era maior detardezinha.

Caminhamos o dia inteiro para conhecer toda cidade, começando pelo castelo de Edinburg continuamos na Royal street até o final onde fica o Scottish Parliament e o Holyrood Park que fica numa colina. Subimos lá e tivemos uma visão da cidade inteira. Após descer o parque em direção ao centro da cidade, visitamos a new college de Edinburgh (taxis na frente). Após seguimos para o outro lado da cidade onde subimos num outro point view - mirante - o Calton Hill - onde tem umas colunas semelhantes ao do Partenon na Grécia. Eram 2 horas da tarde, então voltamos no centro para visitar uma bela praça - Princes Street Gardens - fazia um sol meio tímido mas
suficiente para tirar uma soneca no banco.



Westgate em chamas !

Caraca, que susto! Estava eu, na paz, passando as fotos pro notebook quando ouvi as sirenes dos bombeiros. Sai para ver e todo corpo de bombeiros de Dublin estava em volta do prédio.
Eram 5 carros de bombeiros! O que era aquilo ? Parecia que o prédio ia explodir tamanha era a confusão. E eu não vi nem fumaça saindo das janelas. Como esse pessoal é exagerado, ou precavido, porque no Westgate, nosso "condomínio", só tem louco. Pqp...q susto !! Achei que teria que arrumar minha mala e sair correndo. O que realmente aconteceu ?




Algum inquilino deixou o fogão ligado, o apto não pegou fogo, mas foi o suficiente para o vizinho ligar para os bombeiros. Ainda bem que o apto que supostamente teria pego fogo era longe do nosso. Vejam cenas inéditas dos bombeiros em "ação" na Saint Augustin Street. Ainda bem que ninguém se machucou, não estava a fim de ver nenhum boneco se atirando do alto do prédio. "We gonna die ! It's the end of the World !"

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Acidente do bondinho - LUAS

Hoje a cidade de Dublin parou com o acidente que aconteceu por volta das 3:30 da tarde numa das principais avenidas - O'Connel Street. Parece que sinal do bondinho deu problema e o ônibus atravessou os trilhos. Pelo menos foi essa a história que me contaram. Eu estava em casa quando recebi um comentário por e-mail do acidente e ouvi sirenes por todos os lados. Ae gritei: "O mundo está acabando!". Sai de casa correndo para olhar o acidente. Afinal de contas, não é todo dia que se vê acidente de bondinho em Dublin.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Meu aniver

Ontem, dia 14, foi meu aniversário e a gente comemorou com muita comida, cachorro-quente e bolo!!! Pode notar ae estou segurando o bolo, não compraram as velinhas pq senão ficaria chato p mim, afinal d contas o pessoal acha que tenho 22. No dia tentei não ficar em casa, demanhã fui para a escola estudar, a tarde fui trabalhar e a noite saímos para comemorar. Abraço a todos que lembraram do meu aniversário!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Belfast

Belfast (Irlanda do Norte) é uma cidade pequena, é quase uma Londres em miniatura. Lá atrás dá para ver uma miniatura da London Eye. A cidade possui bastante torres com relógios e a arquitetura dos prédios é bem legal como a prefeitura na foto. Apesar de a cidade ser bonita, ficamos pouco tempo lá. Levamos 2h e 30 para chegar e outra 2h e 30 para voltar, e o onibus parou no centro da cidade às 14h sendo que tínhamos que retornar às 16h para o onibus. Com isso não entramos no museu do Titanic, pois era muito longe para ir a pé. Apenas andamos na mini London Eye - custou 5 pounds - e andamos um poukinho até a torre de relógio que parece o Big Ben - detalhe, a torre é torta. Perguntávmos para todo mundo na rua onde era o tal do Museu do Titanic mas ninguem tinha certeza d onde era. Entao ficamos caminhando sem rumo...visitamos algumas lojas...tiramos umas fotos....lanchamos no Mac. Ali pelas 15h e 30 min a chuva comecou a engrossar, dae a gente voltou para o onibus. A viagem foi organizada pela escola e custou 20 euros!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Futebol no parque aeólico

Esse é o campo de futebol que jogamos no domingo (eu o Samuca, o Bauru, o Rodolfo e 2 Rafael) e mais uns 10 polacos. Os polacos correm muito e vc acha que eu tb nao corri, ainda mais com esses cataventos fazendo vento. O detalhe é que aqui venta muito e um vento frio. Chove todo dia, mas sao pequenas chuvas que passam e logo logo o sol aparece dnovo. Não me lembro do resultado do jogo, a única coisa q me lembro foi do cansaco durante a semana.

domingo, 23 de agosto de 2009

Viagem (Bray-Graystone-Dun Laoghaire-Malahide) 2


Continuando....Depois que visitamos Dun Laoghaire, conversei com uma velha desdentada lá, a propósito o pessoal aqui não cuida muito dos dentes. A velha me falou sobre a restauração de uma catedral....mas enfim depois fomos até a tão falada praia de Malahide. Não achei a praia tão bonita, mas a cidade eh bem simpática. Fomos até o castelo de Malahide, porém estava fechado. Ventava bastante na praia, um vento gelado, cheguei a ficar com dor de cabeça com o vento, mas depois passou. Voltamos para Dublin no final do dia. Bacana o passeio!

Viagem (Bray-Graystone-Dun Laoghaire-Malahide)

Sábado deu um solaço e pegamos o trem para visitar algumas praias perto de Dublin. O trem
custou 5 euros e visitamos 4 praias. Pegamos o trem às 9h da manhã e primeiramente fomos até
Bray. Em Bray atravessamos a montanha e chegamos até Graystone. Olha ae a montanha que atravessamos para chegar em Graystone. Caminhamos 2 horas no meio do morro para chegar até lá. A caminhada foi bacana, mas foi cansativa. Mas Bray (ao sul) é uma cidadezinha bem pequeninha onde o centro eh uma rua com lojas e restaurantes e muito caro tb. Depois pegamos o trem e voltamos para conhecer Dun Laoghaire (lê-se Dun Liri).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sou Brasileiro

Mesmo estando na Irlanda, tenho orgulho de ser brasileiro! Olha que bandeira bacana, parece que estou me preparando para a copa do mundo! Espero que o Dunga faça o papel dele em 2010.
Mas falar de brasileiro é falar de pessoas amigas, acolhedoras e alegres. Já me bate a saudade dos churrascos, dos cafés, dos amigos e da família.
E o cheiro da praia também faz falta.
Essa foto ae foi tirada no novo apto que estamos alugando!

domingo, 16 de agosto de 2009

Abrindo Conta

Essa foto ae foi na frente do banco da irlanda. Fomos 3 vezes no banco. Primeiro, na segunda-feira perdemos tempo, pois a atendente do banco falou que só poderíamos abrir a conta nas terças, quartas e quintas. Voltamos na terça à tarde e a moça disse que tinha que ser antes das 3h e finalmente voltamos na quarta antes das 3h para a abertura da conta. Bom mas agora já está tudo encaminhado: conta do banco, PPS number, carteira estudantil. Só falta passar na imigração para pegar o GNIB, que é um cartão compravando que o visto está ok. Hoje que é domingo ajudamos o pessoal da casa a se mudar para a nova casa perto da Chris Church - dá 15 min de caminhada até a escola.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conhecendo Dublin


O cara ae ao lado é um símbolo da Irlanda, o
leprenchaun - lê-se "leprecon", ele é para ser um gnomo ou duende, figura lendária que pode lhe dar um pote de ouro caso você o capture. É mas o chapeu dele só tinha centavos de moedas.
Pela manhã começei a aula de inglês - upper intermediate - e pela tarde tentamos abrir a conta no banco o que não foi possível, pois para abrir conta tinha que ser somente na terça, na quarta ou na quinta-feira.
Após o banco, passamos na Trinity College para fazer a carteira de estudante e comprar o cartão para o ônibus. Acho que nesse dia ganhei o meu pote de ouro, pois havia comprado o cartão do ônibus para 1 mês (75 euros) sendo que eu não tinha certeza que usaria todos créditos. Pelas 5h da tarde voltei lá e tentei negociar com o cara. E não é que o irish trocou o cartão por 2 de menor valor (15 euros) e me deu o dinheiro de volta. Oh beleza, economizei 40 euros : estou começando a gostar dessa terra.

A chegada - HomeStay

Quando cheguei no aeroporto de Madrid - Barrajas - me perdi um pouco, tentei falar em espanhol com uma moça e acabei falando em inglês, mas no fim me achei. Chegando em Dublin, o aeroporto não é muito grande não, bem menor que o Salgado Filho de Porto Alegre. O Samuel esperou no aeroporto e juntos fomos até a casa de família onde estou ficando por 2 semanas. Paguei 1,60 euricos para ir até a casa de bus. Essa foto é os fundos da casa da homestay.
Falando do pessoal da casa, o Brian, dono e diretor da escola é boa gente, mas a sua namorada é uma chinesa muito louca e pentelha! Fica xeretando quando a gente faz comida e dando palpite em tudo. Até rolou um stress com ela, pois eu disse para ela que não precisava encher o prato de comida, senão ia a metade fora, mas ela continuou lotando o prato com comida. Outra hora eu estava tomando o meu chimarrão tranquilo quando ela disse que já tinha preparado a janta. Mas que m!, eu já tinha combinado com ela um horário mais tarde para a janta e o pior que ela tinha ligado no mesmo dia para combinar o horário da janta. Mas que mulher xarope !! Mas tirando isso, a viagem foi tranquila. No primeiro dia chuva, no segundo, terceiro e quarto a gente viu o sol pela manhã !!! Aqui é assim: começa o dia chovendo, abre o sol pelas 9h e acaba o dia chovendo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

De malas prontas

Hoje terminei de arrumar minhas malas para a viagem. São duas malas, uma de roupa e outra também, mas a segunda que é mais estilo bag tem os tênis, sapatos e o kit chimarrão. E também tem mais uma mochila de mão com uma muda de roupa caso a mala não chegue no destino certo. Na mala de roupa estou levando: 1 casaco, 2 moletons, 1 calça abrigo, 3 jeans, 2 calças sociais, 2 blasers, 3 camisas, 2 polos, 4 camisetas, 7 cuecas - uma para cada dia - algumas meias e 3 bermudas. Na bag estou levando 2 sapatos, 1 tênis, kit chimarrão, 3 sabonetes , 2 shampoos, 1 caixa cotonete, remédios, estojo com 2 pasta de dentes e 2 escovas, 2 potes gel, 3 desodorantes roll-on (não pode ser aerosol) e toalha de banho. Bom acho que foi tudo. Pode parecer bastante, mas são para 6 meses podendo se extender a 1 ano. Dizem que em Dublin, as roupas são baratas, na promoção por uns 15 euros compra-se 3 camisetas da Diesel e por 22 euros se compra um bom casaco que aqui no Brasil custaria 200 reais. Todavia, eu prefiro levar na mala e não gastar muito em roupa lá.